13 maneiras de aumentar a economia em compras B2B, reduzir custos de compra e preços de fornecedores

A economia em compras B2B pode ser feita em várias áreas dentro de um departamento de compras. O objetivo de saving em compras é reduzir os custos de compras, melhorar os termos com o fornecedor e diminuir os preços dos produtos. 

Ao seguir os métodos para aumentar a economia em compras B2B destacados abaixo, considere quais são os métodos mais fáceis que podem fazer uma grande diferença em suas circunstâncias. Dependendo do estágio de gerenciamento de custos da sua organização, alguns serão mais fáceis de implementar e outros serão ‘difíceis de vencer’. Concentre-se naquelas dicas simples primeiros, até que possa implementar todas. 

1. Evitar / reduzir compras não planejadas

As compras não planejadas podem ser responsáveis ​​por até 50% das compras feitas em uma organização que carece de um processo centralizado de compras de compra a pagamento. 

Como esses gastos ainda não são gerenciados pelo comprador, pode ser simples implementar, desde que você possa orientar bem sua equipe com relação a cada necessidade de produto ou suprimento. 

2. Revise os termos e descontos do fornecedor

Verifique se existe um Contrato Principal para todos os fornecedores. Converse com seus fornecedores sobre quando você pode economizar em compras, alterando seus padrões de compra. Pode ser que, ao comprar um pouco mais de produtos, você receba automaticamente um desconto maior.

3. Consolidar fornecedores e entregas

Faça economias nas taxas de entrega e nos custos de transporte dessas entregas. O processamento da documentação de compra e os encargos de processamento de pagamentos também cairão.

4. Consolidar solicitações e intervalos de compras

Isso reduz os custos de entrega e a documentação de compra. Ou seja, planejar mais e comprar apenas quando for necessário.

5. Revise os requisitos de compra

Isso garante que apenas as compras estritamente necessárias sejam feitas. Reduzirá o excesso de custos e os custos de armazenamento e é uma boa maneira de garantir que uma empresa economize em compras.

6. Compra de catálogos acordados

Certifique-se de que apenas a marca ou tipo de produto acordado seja comprado. A duplicação pode ser cara e desnecessária. Pedidos mais altos de um fornecedor levam a melhores descontos.

7. Analise os níveis de estoque 

Isso ajuda a reduzir o custo de armazenamento, pois os estoques não apenas custam dinheiro para depositar, mas também podem se deteriorar com o tempo, às vezes se tornando inutilizáveis. 

O estoque deixado nos armazéns é “dinheiro morto”. Custa dinheiro para armazenar, pode deteriorar-se e tornar-se obsoleto. 

Portanto, antes de fazer outro pedido, primeiro revise seus níveis de estoque e tente usar o que você já possui.

8. Revise a especificação dos produtos comprados. 

É possível comprar uma especificação mais baixa que faça o mesmo trabalho? Por exemplo, é uma história bem conhecida que a NASA desenvolveu uma caneta sofisticada que poderia escrever no espaço, enquanto os russos usavam um lápis de 5 centavos – ambos realizaram o mesmo trabalho (escrevendo no espaço), mas com uma enorme diferença de custos.

9. Treine e eduque os funcionários  

Para que os melhores resultados de economia de compras B2B sejam possíveis, todos os envolvidos devem ter o entendimento de que é importante planejar, negociar e economizar sempre que possível.

10. Informatizar / usar a tecnologia

Enquanto hoje em dia pensamos que a maioria das empresas possui um sistema em funcionamento – isso não é inteiramente verdade. Por exemplo, o chefe de compras de uma empresa de geração de energia com usinas em 5 países na Ásia e na África ainda usava o excel em determinadas compras. (Essa é a realidade da maioria dos compradores do Brasil).

Embora a informatização do processo de compra custe dinheiro, para acelerar e simplificar a compra, é necessário economizar nos contratos.

Como parte do uso da tecnologia para obter economia de compras, você pode vincular o sistema de compras aos sistemas de estoque e contabilidade (ERP). Isso não apenas economiza em custos de pessoal, como também reduz erros.

Outro uso da tecnologia é a organização de leilões reversos,  que é uma maneira muito eficiente de reduzir os custos de aquisição. As empresas com melhor desempenho aproveitam ao máximo o software de e-procurement para otimizar seus processos de compras. 

11. Melhorar o gerenciamento de riscos 

A dependência do fornecedor é um dos maiores riscos que uma organização pode enfrentar. Uma maneira de gerenciar riscos é garantir que seu processo de compras não dependa muito de um único fornecedor importante. Isso inclui prestar muita atenção aos contratos, acompanhar os fornecedores e tomar medidas para evitar problemas logísticos. 

Parte do gerenciamento de riscos também significa focar na prevenção de custos. A economia de compras pode ser feita concentrando-se em maneiras de reduzir a taxa de aumentos de custos ou negociando contratos com serviços de valor agregado (como garantias estendidas ou frete grátis).

12. Peça descontos a seus fornecedores 

Muitas vezes, você pode economizar em compras alterando seus padrões de compra. Discuta com seus fornecedores se eles estariam abertos para oferecer um desconto maior se você aumentar um pouco o volume do pedido ou se pagar antes do ciclo normal de pagamento de 30 a 60 dias, por exemplo

Ou simplesmente peça esse desconto. Você ficará surpreso ao pedir apenas um desconto para que vários fornecedores estejam dispostos a acomodar pelo menos um pequeno desconto. Nada mal só por perguntar!

13. Centralize

Primeiro, centralize as diferentes funcionalidades de compra, o que permite economia de pessoal, processos e tecnologia.

Segundo, centralize o armazenamento, o que pode proporcionar uma grande economia de bens imobiliários e de pessoal.

Conclusão

O bom gerenciamento do departamento de compras / compras é crucial para uma empresa permaneça lucrativa e a economia de compras só pode ser benéfica. Há um número considerável de maneiras de economizar em compras e todos os funcionários e gerentes devem estar cientes deles e treinados em boas estratégias de economia em compras B2B.

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